Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Conecção com a Vida

Translate

terça-feira, 19 de maio de 2015

O QUE É BIODANZA ?

 
 
 
 
O QUE É BIODANZA
 
Em breve Terapeuta Corporal Tântrica e Facilitadora da Expressão estará facilitando  grupos de BIODANZA - DEWA DEEPTA UOZI
 
 É um método pedagógico-terapêutico criado, há 40 anos, por Rolando Toro, antropólogo, psicólogo e poeta chileno. A Biodanza consiste em induzir vivências integradoras por meio da música, do canto, do movimento e de situações em grupo. Por isso, dizemos que é um sistema de integração humana, de renovação orgânica, de reeducação afetiva e de reaprendizagem dos instintos.

A Biodanza é uma possibilidade para todos aqueles que querem conectar-se com seu próprio corpo, com suas emoções, sensações e afetos, em busca de uma linguagem corporal expressiva que lhe pertença autenticamente.

Para chegarmos a essa conexão consigo, com o semelhante e com o universo é preciso priorizar a “vivência”, que definimos como: sensação intensa de viver “o aqui e o agora”, com um forte componente cenestésico.
 
Durante a vivência, utilizamos elementos musicais - o ritmo, a melodia e a harmonia - como forma de induzir o ser humano a um estado de saúde. A música é uma linguagem universal.

A integração da música, do movimento, da dança e do encontro humano afetivo resulta em um sentir profundo, vital, alegre, erótico e transcendente. São essas informações sobre si mesmo que levarão a cada um construir uma existência baseada na genuína comunhão vivente com a natureza e com os grupos humanos mais diversos. A comunhão de vida é a essência do sistema Biodanza.


Através da Biodanza cada indivíduo aprende a expressar suas potencialidades, buscando uma vida mais integrada e plena de sentido. Não há imposição de comportamentos, posturas ou movimentos. Quando o indivíduo está em harmonia consigo mesmo, há uma congruência entre o que sente, o que pensa e o que faz. Assim, a comunicação passa a fluir, passa a acontecer naturalmente. Um ser que se aceita melhor conseqüentemente aceitará melhor seu semelhante.
 
 
Princípio Biocêntrico

A intuição, em torno da qual a Biodanza se organiza, está conceitualmente formulada no Princípio Biocêntrico. Este novo paradigma para as ciências humanas propõe orientar todos os empreendimentos sociais e educacionais para a criação de uma estrutura psíquica capaz de proteger a vida e permitir a sua evolução.
 
A Biodanza usa uma metodologia vivencial dando ênfase à experiência vivida mais do que à informação verbal; permite começar a transformação interna sem a intervenção dos processos mentais de repressão.
 
O Princípio Biocêntrico constitui o paradigma que poderá servir de fundamento para as Ciências Humanas do futuro: Educação, Psicologia, Jurisprudência, Medicina e Psicoterapia.
 
O Princípio Biocêntrico situa o respeito pela vida como centro e ponto de partida de todas as disciplinas e comportamentos humanos. Restabelece a noção de sacralidade da vida....                                  
 



                          

 
 
 
 
 

 


Nenhum comentário: