Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Conecção com a Vida

Translate

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O Chacra Amarelo - A relação com o corpo físico, emocional , mental e espiritual

 
 
O chakra amarelo

Localizado na região do plexo solar alguns centímetros acima do umbigo, o terceiro chacra, denominado, em sânscrito, de Manipura (Pedra preciosa ou Jóia Brilhante) vibra quando equilibrado, numa freqüência que os nossos olhos vêem como cor amarela.
Outras denominações são: chacra do Plexo Solar, Esplênico, diafragmático ou Centro de Poder.

Como se encontra localizado na boca do estomago, estabelece o limite das influencias materiais sobre a alma. Os chacras que lhe sucedem, são espirituais. No plano físico o terceiro chacra assimila e transforma a matéria enquanto que no plano espiritual ele assimila e elimina os venenos. As pessoas espiritualizadas sofrem bastantes problemas nesta área devido à sintonia espontânea com todo o tipo de vibrações.

A maior dificuldade em certos momentos da evolução na espiritualidade é a transposição das energias guardadas no plexo, para o chacra cardíaco.
O elemento fogo encontra-se associado a este chacra. Se quisermos perceber a qualidade do nosso relacionamento com as outras partes da consciência associadas ao chacra amarelo, basta atentarmos no relacionamento que temos com o fogo ou com o sol.
Se a energia for bem direcionada este chacra gerará poder e poderá levar a grandes realizações. Ao contrário, quando mal utilizada, poderá transformar-se em orgulho e outras formas alteradas do ego, levando a pessoa a usar o poder de forma incorreta. A pessoa não coopera ou é submissa. Intimida para impor sua vontade ou, diz sim quando quer dizer não.
As energias que surgem no terceiro chacra como resultado das transformações vibratórias da energia do amor são a generosidade, a ética, o equilíbrio, a confiança, a organização, a paz e a boa capacidade para o trabalho em comum. O amor interessado, próprio do segundo chacra transforma-se no terceiro chacra, em amor incondicional ou desinteressado, próprio do quarto chacra. Assim, para que a poderosa energia do amor faça a sua ascensão, tem necessidade de cruzar o chacra amarelo, momento este, sempre critico para o corpo físico.   

A função psicológica relacionada a este chacra é a vontade. As principais emoções, a alegria e a ira. 
O sentido físico da visão, bem como os olhos como órgãos da visão, estão também intimamente associados ao terceiro chacra.

As outras partes do corpo relacionadas com ele, são o sistema muscular, a pele, como sistema, o plexo solar, o intestino grosso, o estômago, o fígado e ainda outros órgãos e glândulas viscerais situadas na região do plexo solar como o pâncreas e o baço.
O pâncreas que fica localizado perto do fígado, funciona em ligação com as glândulas supra-renais e com a tireóide e tem duas secreções, uma interna e outra externa.

 Quando nos encontramos demasiados emotivos, ávidos e desejosos de vingança, o pâncreas entra num estado de hiperatividade. Se nos encontrarmos excitados, exaltados e impacientes estaremos a contribuir para uma hipoatividade do pâncreas.   
Já o baço que é responsável pela distribuição do sangue, como principal glândula de secreção interna, fica localizado entre o estomago e o diafragma. Armazena o ferro, ajuda na digestão e fabrica células para o sangue.
É o ponto por onde a energia solar entra, é guardada e distribuída. Alguns autores defendem a idéia de que este órgão pode ser removido devido à existência de outro órgão semelhante e funcional, no corpo subtil, o qual compensa a ausência do órgão físico. O cordão que passa através do baço faz a união entre o corpo material e o corpo espiritual. É o baço que mantém a ligação entre os dois corpos durante uma viagem astral.   

Estando o chacra amarelo associado à visão, podemos dizer que qualquer tipo de perturbação da visão reflete tensão neste centro energético. No plano físico, a natureza da visão reflete o modo de ser da pessoa.
Qualquer sintoma que afete a visão (daltonismo, miopia, hipermetropia, etc.) pode ser descrito como tendo a sua origem numa recusa em ver alguma coisa ou por não se querer enfrentar algo em relação à vida com o qual não se está satisfeito.
O terceiro chacra está associado também a aspetos da consciência que incluem as percepções relacionadas com o poder, o controlo, a liberdade e a facilidade que a pessoa tem de ser ela própria, de estar à vontade e ainda à atividade mental.
Quando temos uma atividade excessiva em nossa mente, sentimos de igual modo uma tensão no chacra amarelo. É preciso ter em conta de que a mente é apenas uma ferramenta e, ao mesmo tempo, apenas uma parte da consciência.

Embora queiramos viver em paz interior, devido à forte identificação que temos com a mente, a maioria de nós não se sente à vontade com a idéia de deixar a mente descansar. As mentes destas pessoas passaram a ser seus mestres, deixando de ser apenas ferramentas.

Quase toda a humanidade ainda vive debaixo deste subtil e forte condicionamento através, entre outros, do processo educacional próprio do Séc. XIX, infelizmente ainda dominante, que estimula o desenvolvimento do ego e os resultados através da decoreba, em lugar de promover a verdadeira sabedoria e o conhecimento.
O terceiro chacra, como qualquer outro, pode encontrar-se num estado  acelerado, desacelerado ou bloqueado.
A falta de sol, a intimidação, submissão e a rejeição são indicadores de um segundo chacra desacelerado.
A alegria, a exaltação do ego,  a vaidade, a absorção exagerada de prana, defesa excessiva e a vaidade são reflexos de um chacra acelerado.

Os bloqueios  são causados por ira, inveja, falta de cooperação, orgulho, tristeza e o uso de álcool ou drogas.

As alterações físicas que com mais freqüência se manifestam quando o chacra permanece perturbado por longos períodos de tempo são má digestão, úlcera gástrica, hipoglicemia, metabolismo acelerado, problemas no cólon, rins, fígado, pâncreas e gastrite.

O chacra amarelo é ferido facilmente, sobretudo através da critica e da rejeição. Se fizermos sempre aquilo que no fundo de nós mesmos realmente desejamos fazer, e, ao mesmo tempo, não fizermos aquilo que realmente não desejamos fazer, no mais intimo de nós mesmos, sendo sempre quem realmente somos, estaremos a fazer a melhor prevenção, evitando assim quaisquer futuros problemas com órgãos que lhe são associados.
Experiências que contribuem para a expansão do terceiro chacra são: a visita a uma joalharia para tocar em muito ouro, procurar alguém na rua que esteja com fome e oferecer-lhe um prato de comida e assistir a uma película engraçada que faça rir bastante.

Nenhum comentário: